O botijão de 13 quilos, popularmente conhecido como “gás de cozinha” ou “botijão doméstico”, é o formato mais conhecido de comercialização do GLP e destina-se basicamente aos lares para preparação de alimentos. Utilizado por quase toda a população brasileira, a comercialização e uso deve atender a normas técnicas que garantam segurança e tragam tranquilidade aos consumidores.
O botijão deve ser utilizado com um conjunto técnico composto por regulador de estágio único de baixa pressão (2,8 kPa) e válvula de bloqueio – que se acopla diretamente à válvula de consumo através de um regulador de pressão, uma mangueira de PVC com comprimento de 0,80m (conforme NBR 8613) e abraçadeiras para fixação, garantindo transporte seguro e na pressão correta do gás GLP ao fogão. Para maior segurança, a válvula de consumo é dotada de dispositivo automático que só libera o fluxo de gás quando o regulador está conectado. O regulador de pressão garante queima uniforme e fluxo de gás constante no queimador do fogão.
Os botijões Consigaz possuem o dispositivo de segurança “plugue fusível”, cujo miolo – formado por uma liga de metais – se funde em caso de aumento da temperatura, acima de 75°C, como o aquecimento por agentes externos, liberando a saída do gás de modo a evitar explosões. A Consigaz garante a segurança e a qualidade de seus botijões e cilindros desde a fabricação, passando pelo envase, até a entrega em sua residência.